Infelizmente há muitos mitos em relação à alimentação e hoje em dia com a internet e com as redes sociais, é muito fácil passar a mensagem às pessoas. As nossas escolhas alimentares são bastante influenciadas pelo meio externo, pelo que também somos influenciados pelos mitos alimentares, daí ser importante desmistifica-los.
Muitas vezes surge a questão: Se acompanhar a minha refeição com água, engordo?
Bem, em primeiro lugar convinha esclarecer o conceito “engordar” que significa aumento da massa gorda. E também aproveitar para dizer que aumentar de peso nem sempre deve-se ao termos engordado, pois podemos aumentar de peso através do aumento da massa muscular. Mas, respondendo à questão, a água não é uma fonte de calorias, por isso não engorda.
Já beber outros líquidos como os sumos, os refrigerantes ou outras bebidas açucaradas, pode contribuir para o aumento de peso, uma vez que estas bebidas contêm açúcar.
Algumas pessoas crentes deste mito não bebem água às refeições porque ao beber água há um aumento do volume do estômago o que leva a achar que há uma necessidade de ingerir uma maior quantidade de alimentos para atingir a saciedade. Pois bem, os estudos feitos a este nível desmistificam esta ideia e até a contrariam: verificou-se que as pessoas que bebiam mais água durante as refeições, tinham uma ingestão calórica inferior comparativamente aquelas que optavam por não beber nada durante a refeição. Isto acontece, possivelmente, devido à sensação de saciedade criada pela água quando esta enche o estomago, o que resulta num menor consumo alimentar.
Portanto, pode acompanhar a refeição com água e aproveito para deixar o alerta de que não devemos esperar pela sede para bebermos água. A sede é um mecanismo de defesa do nosso organismo que nos alerta que já estamos desidratados (é o 1º sinal de desidratação), sendo que as crianças não têm o mecanismo da sede tão apurado, pelo que é importante relembrar-lhes que têm que beber água, sendo que o mesmo acontece à medida que envelhecemos.
O sumo é equivalente à fruta?
Não. Aliás, o ideal é optar por ingerir a fruta fresca, no seu estado natural, pois uma peça de fruta não é equivalente ao sumo. Ao transformarmos, por exemplo, uma laranja no seu sumo rejeitamos, para além das vitaminas e minerais, as suas fibras que ficam no espremedor e estas são responsáveis pela saciedade e pelo modo como o açúcar é assimilado. Também, convém realçar que facilmente pode incluir-se num copo mais do que uma peça de fruta. Ainda assim, se quisermos mesmo beber um sumo, na hora de escolher, então dê preferência aos sumos naturais feitos na hora ou aos sumos 100%.
Não se deixe enganar pelos mitos! O que é importante é fazermos escolhas inteligentes que passam por seguir a Roda dos Alimentos; Beber, no mínimo, 8 copos de água por dia; Evitar os excessos; Praticar atividade física e dormir entre 7 a 8 horas por dia.