Chocolate e humor

O chocolate poderá transmitir uma sensação de bem-estar e felicidade porque a sua ingestão aumenta a produção de endorfinas e serotonina. Na realidade, os níveis de serotonina aumentam devido aos hidratos de carbono (que são a principal fonte de energia do nosso organismo) e, portanto, quanto mais alto for o nível de açúcar no sangue mais depressa parece esse mecanismo funcionar. 

Contudo, convém não esquecer que a ingestão excessiva de gordura e açúcares contida no chocolate pode estar na base do desenvolvimento de obesidade e todas as doenças associadas, pelo que deve ser consumido com moderação.

As vitaminas do complexto B (que estão presentes nos cereais, legumes, nozes, abacates, cogumelos, ovos e brócolos) têm também um papel importante no humor. Dentro dos minerais há um destaque para o zinco e magnésio, encontrados nos frutos secos, nas lentilhas, no fígado e nos legumes, como estando também envolvidos no controlo eficaz da depressão, bem como o selénio, presente na manteiga, fígado, crustáceos e mariscos que está em défice no plasma sanguíneo das pessoas com depressão.

Os cereais integrais, por serem ricos em vitaminas do complexo B, nomeadamente ácido fólico e vitamina B6, melhoram as ligações entre as células nervosas, estimulando a memória.

Outro mineral em destaque é o iodo, portanto alimentos ricos em iodo como as algas marinhas, os crustáceos e os frutos do mar, a couve-galega, os nabos, a abóbora, a melancia, o pepino e os espinafres devem estar presentes na nossa alimentação.

No próximo post irei falar sobre alguns cuidados a ter para ajudarmos a estimular o bom humor 😉