Alimentação e humor

Somos o que comemos…Isto não é segredo para ninguém!

Também não é segredo que os nossos hábitos alimentares depois se refletem na nossa saúde.

Parece estranho dizer que os alimentos interferem no nosso estado de espírito? Bem, se repararmos nos alimentamos para sobreviver. É a partir dos alimentos que retiramos os macronutrientes como as proteínas, gorduras e os hidratos de carbono que o nosso corpo utiliza como combustível, isto é, para termos energia. Para além disso, também encontramos as vitaminas e minerais. Mas por que é que alguns alimentos nos fazem mais felizes quando os comemos?

Pois é… A cada dia que passa, surgem mais estudos que demonstram e comprovam que não só a nossa saúde física, mas também a mental e emocional estão intimamente ligadas aos nossos hábitos alimentares e que alguns alimentos possuem nutrientes que podem influenciar o nosso ânimo.

Porquê? Alguns alimentos quando ingeridos estimulam a produção e a libertação de alguns neurotransmissores (substâncias que transportam os impulsos nervosos) que agem como sedativos e tranquilizantes, oferecendo mais disposição e energia. Os principais neurotransmissores que agem diretamente sobre o humor são a serotonina, a dopamina e a noradrenalina.

No caso da serotonina é o mais conhecido e é responsável pela regulação do humor e da sensação de bem-estar e prazer, tendo ação sedativa e tranquilizante. Já a dopamina e a noradrenalina oferecem mais disposição e energia. Mas para que estes neurotransmissores sejam sintetizados é indispensável a ingestão de vários nutrientes.
Sem falar que, sem energia, nada funciona no organismo, portanto fontes de hidratos de carbono são igualmente importantes no processo como um todo.

A presença destes nutrientes estimulam os neurotransmissores, produz energia necessária e possibilita a transmissão dos impulsos nervosos para que dessa forma ocorra toda a química cerebral necessária a favor do bom humor.
O processo é simples, depende de uma alimentação adequada em quantidade e qualidade, bem como de um bom funcionamento do organismo como um todo, pois sabemos que uma alimentação com défices irá contribuir para uma decadência rápida do nosso estado de humor.

A síntese da serotonina, hormona responsável pela sensação de bem-estar, depende da presença do triptofano e da vitamina B6, pelo que a ingestão de alimentos ricos nestes elementos: como peixe, carnes de aves, laticínios, ovo, frutas e vegetais poderá influenciar a sua síntese e, consequentemente, a sensação de bem-estar.