Alergias alimentares: Parte III

Vamos falar de alguns exemplos:

Se quiser servir um bolo de chocolate a uma pessoa com alergia alimentar aos frutos secos, basta tirar a avelã que está a decorá-lo?
Não. Mesmo que retire as avelãs, o bolo continuará a não ser seguro para um indivíduo com alergia alimentar porque pode permanecer no bolo vestígios da avelã mesmo que estes sejam pequenos, invisíveis podem ser suficientes para desencadear uma reação.

Se descascar uma batata com a mesma faca que foi utilizada para cortar o peixe, poderá ocorrer contaminação entre o peixe e a batata mesmo que aparentemente a faca pareça limpa. Ao utilizar a mesma faca, a batata deixará de ser segura para um doente com alergia alimentar ao peixe.
A contaminação cruzada representa assim uma das maiores fontes de alergénios ocultos nos alimentos o que dificulta o cumprimento da evicção alimentar.

No caso de uma alergia ao leite teremos que evitar para além do leite os seus derivados?

Manteiga, queijo, iogurte, natas e outras formas do leite como o leite em pó e o leite condensado. Teremos também que evitar todos os produtos ou receitas que contenham qualquer um destes alimentos como o molho béchamel, puré, bacalhau com natas, empadão ou quiche. A evitar também estarão os chocolates, bolos, bolachas e sobremesas assim como algumas bebidas como sumo de laranja feito a partir de concentrado ou mesmo bebidas alcoólicas. É também importante referir as papas lácteas para crianças.

Existem ainda outros produtos que contêm leite embora a sua presença não seja expectável: o fiambre, as salsichas, os caldos culinários, enchidos e molhos. Assim no caso dos produtos embalados, é muito importante a leitura dos rótulos.
Também os produtos não alimentares podem conter leite e podem desencadear uma reação como por exemplo medicamentos sendo importante ter atenção aos não sujeitos à receita médica por não existir a segurança da prescrição, produtos de higiene e cosmética, como cremes hidratantes e ainda produtos para pintura e trabalhos manuais, como o giz que podem desencadear no contacto com a pele.
A lista de alimentos, receitas e produtos a evitar é extensa e tem um enorme impacto na qualidade de vida destes indivíduos.