A ingestão moderada de álcool é totalmente inofensiva?

Ouvimos muitas vezes que o vinho é um excelente aliado da nossa saúde, devido à presença de antioxidantes. 

Estamos a falar do resveratrol, um polifenol encontrado no vinho tinto e um dos principais responsáveis pelos benefícios na saúde que lhe são associados. De facto, o vinho tinto apresenta uma quantidade considerável de resveratrol. No entanto, está longe de ser a única fonte de resveratrol na nossa alimentação. A título de exemplo, 10 morangos (~150g) apresentam a mesma quantidade de resveratrol e apenas UM TERÇO das calorias (44 vs. 132).

Desta forma, não é de todo certo dizer que “um copinho de vinho” ao almoço e ao jantar não é “inócuo” do ponto de vista energético; serão 264kcal por dia, que se traduzirão em 1848Kcal no final da semana. Então sim, um copinho de vinho à refeição pode, efetivamente, comprometer um processo de perda de peso. Sendo que não convém esquecer que o excesso de peso aumenta o risco de hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares.

Concluindo: se quer beber um copo de vinho, não use a quantidade de resveratrol/antioxidantes como desculpa e não se esqueça das calorias que este aporta! 

Mas lembre-se, de vez em quando, um copinho de vinho entre amigos/família faz muito bem à saúde e à alma! (ainda que não haja evidência científica quanto a esta última parte.