Sumo ou Fruta: São equivalentes?

A ingestão de bebidas açucaradas reduz a qualidade nutricional da nossa alimentação, pois são adicionadas as “calorias vazias”, ou seja, é adicionada energia sem nenhum tipo de micronutrimentos como vitaminas e minerais, o que contribui para a obesidade, cáries dentárias e doenças crónicas como a diabetes.

Os refrigerantes são considerados um dos grandes vilões no que toca a bebidas não alcoólicas, mas e os sumos de fruta? Bem, antes de fazermos essa análise, convém fazer a distinção entre as várias bebidas que existem no mercado:

  • Sumo 100% fruta: contém, como o próprio nome diz, 100% de fruta e polpa, ou seja não tem mais adições. Todos os compostos que o constituem são exclusivamente proveniente da fruta.
  • Néctar: por lei, os néctares são obrigados a conter entre 25 a 50% de sumo, ao qual é adicionado água e açúcar.
  • Néctar light: tal como os néctares contêm 25 a 50% de sumo, água e edulcorantes.
  • Refrigerantes: em que há dois grupos – os que são à base de sumo de fruta, em que o sumo é diluído em água com ou sem gás e os que são à base de extratos como cola, chá, entre outros.

Aos sumos 100% fruta não lhes é adicionado açúcar mas este vem diretamente da fruta com que são feitos, portanto se forem de maçã por exemplo, por esta ser mais ácida não são tão açucarados. No entanto, estes são também os únicos que têm fibra alimentar, apesar dos valores não serem muito elevados. Já no que toca à presença de vitaminas, só os refrigerantes é que não as apresentam na sua composição nutricional.

Devo substituir a peça de fruta pelo sumo 100%?

A maioria dos sumos de fruta embalados apresentam níveis de açúcar quase ou tão elevados como os refrigerantes, daí ser bastante importante fazer uma leitura atenta do rótulo, de modo a perceber se efetivamente o produto que estamos a analisar se trata de um sumo ou se é um néctar ou até um refrigerante.

O ideal é optar por comer a fruta fresca, no seu estado natural, pois uma peça de fruta não é equivalente ao sumo. Ao transformarmos, por exemplo, uma laranja no seu sumo rejeitamos, para além das vitaminas e minerais, as suas fibras que ficam no espremedor e estas são responsáveis pela saciedade e pelo modo como o açúcar é assimilado. Também, convém realçar que facilmente pode incluir-se num copo mais do que uma peça de fruta. Ainda assim, se quiser mesmo beber um sumo, na hora de escolher, dê preferência aos sumos naturais feitos na hora ou aos sumos 100% ou como última opção, os néctares.