Com a evolução temos assistido a rápidas alterações sociais, económicas, culturais e ambientais que determinam mudanças significativas nos nossos estilos de vida. Antes as refeições eram em casa, em família enquanto que hoje em dia é muito habitual o consumo de alimentos e refeições fora de casa e isto por sua vez, vai influenciar as escolhas alimentares, acabando por ter impacto no estado de saúde e na qualidade de vida das populações. Assim, torna-se importante a educação da população para escolhas alimentares saudáveis quando o consumo alimentar é feito fora de casa, de forma a promover estilos de vida saudáveis. Como podemos fazer as refeições? Restaurantes, Bar, Refeitórios ou então levar as refeições para o local de trabalho/estudo. Mesmo fora de casa é possível fazer opções alimentares saudáveis. Só temos que saber escolher e, em cada local, preferir pelas opções mais saudáveis. Contudo, nem sempre a quantidade ou o tipo de refeições servidas são as mais adequadas e, por isso, existem formas de tornar a nossa refeição mais saudável.
Em relação às quantidades:
› Se o prato principal não parecer o mais adequado, podemos pedir por exemplo, uma sopa e uma salada.
› Dividir em metade a quantidade do prato principal no restaurante e pedir para levar a outra metade, assim já teremos 2 refeições pelo preço de uma.
› Se almoçarmos com um amigo ou colega, dividir a dose do prato principal, os aperitivos e até mesmo a sobremesa.
› Recusar o pão servido como entrada, uma vez que no tempo de espera pela refeição iremos ingerir mais pão, sem nos apercebermos da quantidade.
No próximo post irei falar sobre como reduzir o valor energético/calórico 🙂
One thought on “Comer fora de casa: Quantidades”
Comments are closed.